Ana Maria de Holanda Silva nasceu no dia 21 de julho de 1953 na cidade de Campina Grande Paraíba onde morou até os 18 anos de idade, mudando posteriormente para a Capital, João Pessoa. Ana Holanda, como a artesã gosta de ser afetuosamente chamada, tem ligação com o mundo do Artesanato por mais de 23 anos e domina outras técnicas como o bordado e pintura em tecido. Iniciou sua vida de fuxiqueira profissional no ano de 2008 junto com outras companheiras da Associação ACORDE em um repasse do Fazer Artesanal da também fuxiqueira, Meriland Araujo. Depois de entrar no mundo colorido dos retalhos, Ana Holanda continuou participando de atividades tanto do Sebrae quanto do Governo do Estado e ama vender nas feiras e eventos principalmente nos salões de Campina Grande e João Pessoa. Ana Holanda diz ser uma apaixonada pela arte de fazer fuxicos e é altamente cuidadosa na confecção de suas peças para satisfazer os clientes das encomendas. Instagram: @anaholanda15 Contato: 83 9 9104-0691
O 32° Salão do Artesanato Paraibano - “Retalhos que conectam Vidas” será um evento totalmente virtual e gratuito para 250 artesãos da Paraíba. A plataforma da Feira ficará on line por dois meses, de 08 de janeiro a 07 de março de 2021 e pretende alcançar clientes do mundo inteiro. Além das lojas de artesanato, serão promovidas lives de assuntos ligados ao tema uma vez por semana.
A iniciativa faz homenagem às artesãs que trabalham com as técnicas do fuxico e Patchwork descortinando para o visitante o imaginário do mundo colorido e afetivo dos retalhos. É uma realização do Programa do Artedanato Paraibano - PAP do Governo do Estado da Paraíba e do SEBRAE PB.